quarta-feira, 26 de novembro de 2008

PJ detém individuo na posse de Cocaína em Achadinha

A Polícia Judiciária prendeu em flagrante delito um indivíduo de sexo masculino, na zona de Achadinha, na Praia. Este sujeito foi surpreendido na posse de uma quantidade de cocaína suficiente para confeccionar mais de quarenta e cinco doses.

Conforme o site da Polícia Judiciaria, tudo aconteceu em mais uma ronda dos policiais no combate ao tráfico de drogas nos bairros da capital.
Na última sexta-feira, 21, a PJ deteve esse sujeito de sexo masculino, de 31 anos de idade, natural de Nossa senhora da Graça, na posse de uma quantidade de cocaína suficiente para confeccionar mais de quarenta e cinco doses individuais.
O indivíduo tinha na sua posse cerca de cinco mil e trezentos e sessenta escudos, que se presume ser proveniente da venda de produtos estupefacientes. A PJ encontrou também no local dois “cachimbos” improvisados para o consumo deste produto e uma lâmina normalmente utilizada no corte da cocaína.
"O meliante foi abordado no momento em que procedia à venda do produto em causa a um toxicodependente. O suspeito fazia-o a partir da sua residência que também funcionava como bar, de forma a ludibriar as autoridades quanto à sua verdadeira actividade", constatou a polícia.
A PJ não quis identificar a identidade do sujeito e o mesmo foi apresentado ao Tribunal da Comarca da Praia, para legalizar a apreensão e seguir todos os trâmites judiciais.

FIC: 12ª Feira Internacional de Cabo Verde recebe 124 empresas



Cidade da Praia acolheu no dia 19 a 12ªfeira internacional de Cabo Verde. O Evento decoreu até 23 do mesmo mês no antigo hangar do Aeroporto da Praia.
Este ano a FIC recebeu 124 empresas que corresponde a 179 modúlos,e reperesentado por 4 Países: Cabo Verde, Portugal, Brasil e Canárias, tendo Portugal o maior número de expositores seguido de Cabo Verde, Brasil e Espanha.
Em relação aos anos anteriores a FIC recebeu mais empresas. O que levou ao alargamento da feira para fora do patio do hangar. Para Amiro Faria Presidente da FIC “esse crescimento é devido ao crescimento do mercado”
Estavam expostos produtos alimenticios, materiais de construção, equipamentos industriais, vestuários,produtos de beleza e entre outros produtos.
Segundo Amiro faria “a feira deste ano foi um sucesso, obtemos bons resultados e a aderência das pessoas superaram as nossas expectativas”.
Para os investidores antes a feira era apenas uma troca de comércio mas agora é uma troca de informações, de debates de visão empresarial.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Resenha critica -Jornalismo Digital: Caracteristicas

O jornalismo digital é um assunto recente que apareceu para complementar o jornalismo tradicional. Ela não venho para substituir o jornalismo impresso mas como um processo de simples adaptação do conteúdo deste para o suporte proporcionado pela nova tecnologia.
Existem diferenças entre um texto escrito para um jornal impresso e outro para um jornal online, ou seja, os textos produzidos para esses meios não são iguais.
Sendo o jornalismo online um meio de comunicação,ela aproveita de um outro meio que é a internet para divulgar as informações. Por issso o texto digital incorpora as mesma caracteristicas inerentes da internet:
  1. A Multimidialidade/convergência-conhecida também por multimedia, faz a junção de várias mídias desde fotografias,som,texto,video para um único suporte que é a internet.
    Citando alguns exemplos das caracteristicas do jornalismo online, podemos observar que existe multimidialidade na televisão, ou seja, existe um casamento entre os formatos mediáticos de imagem, som e texto na televisão. Esse mesmo casamento também ocorre na web.
  2. A Memória- a internet é capaz de armazenar uma grande quantidade de informações e dados durante muito tempo,ou seja, o conteúdo na internet é ilimitado. Qualquer pessoa pode ter acesso aos arquivos online, com serviço de busca na rede através de palavras chaves ou datas. A memória é utilizada nos diversos meios como na televisão, na rádio e nos jornais impresso.
    Um exemplo real: no ano passado o professor Swimaniak passou-nos um trabalho de análise nos jornais, então tivemos de pesquisar no jornal Expresso das ilhas todas as noticias de Educação do ano 2007, e com isso tivemos de recorrer ao arquivo do expresso para eleborar o trabalho.
  3. A Hipertextualidade- ou ligação,é uma refêrencia em um documento hipertextual para outro documento ou recurso e é designado por links.. Com os links podemos ter acesso a vários outros textos e outros sites, é interminavél. Existem hipertexto nos livros, numa enciclopédia impressa,e nos CD-ROM.
  4. A Customização do conteúdo /Personalização- com a customização podemos escolher quais as informações que queremos obter atraves da internet e guardar esses dados. Também através dos cookies o autor pode saber quem esta a acessar os seus sites e ter dados complementares sobre essa pessoa. No jornalismo impresso temos personalização nas produção de cadernos e suplementos especiais. No rádio e na televisão isso tem lugar por meio da diversificação e especialização das grades de programação.
  5. A Instantaniedade/Actualização contínua – para aqueles que gostam de estar sempre informados com os assuntos de última hora, a intenet possibilita ao autor a dar continuidade a um determinado assunto e a actualizar essa informações em fracção de segundos.
  6. A Interactividade -esta é uma das carcteristicas da internet que eu mais gosto,visto que através dela posso ter uma relação com os autores das noticias e também posso ser autora ou produtora de um texto na internet. E isso transforma a internet num meio interactivo e dinâmico.
    Na interactividade de aldeia global de Marshall McLuhan declarou no seu livro The Gutenberg Galaxy que com o aparecimento das novas tecnologias as pessoas estariam mais ligados e que não haveria fronteiras entre os países, e que poderemos ter acesso as noticias internacionais e falar com as pessoa de diversas partes do mundo.

Mas eu não concordo plenamente com a declaração de McLuhan, visto que, as novas tecnologias venho distânciar as pessoas e cortar os laços que existiam nos tempos dos nossos avós, isto porque, em vez de estarmos sentados a conversar com os nossos familiares e a ouvir historias preferimos passar horas e horas navegando na internet. Mas a internet trouxe a aproximação das pessoas distantes,ou seja, “o continente pode nos separa mas a internet nos une através de uma simples ligação”.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Presidenciais 2011

Jorge Santos apoia Carlos veiga



Jorge santos garante que vai apoiar a candidatura de carlos veiga nas próximas eleições presidenciais de 2011. Veiga terá todo o apoio do Movimento para a Democracia quer a nivel moral como financeiro sem qualquer reserva.


Em entrevista a Asemana, Carlos Veiga anunciou que vai candidatar-se para presidência em 2011, contando com o apoio do lider do MPD e também tudo dependerá da “engenharia financeira e politica dessa nova empreitada”.
O presidente do MPD jorge Santos, afirma que a posição oficial do partido “é que se Carlos veiga decidir candidatar-se, terá o apoio inequívoco desta força politica e dos seus dirigentes”.
Depois de vencerem as autárquicas de 2008, a equipa do MPD tem feito de tudo para conquistar novos cargos politicos no governo de cabo verde.
Jorge santos comenta ainda,“ vencemos as eleições autárquicas e desde agora temos de preparar a vitória dessa familia nas legislativa e presidencia de 2011;hoje somos um partido forte e temos de fazer as melhores apostas para mostrar a nossa capacidade de assumir os cargos de liderança neste país “ .
Para alguns, veiga reune o potencial e as principais regalias para governar Cabo Verde apartir de 2011. "Este tem conhecimento do dossier da politica nacional e internacional", realça ainda santos.
Tudo aponta que se o partido chegar a um consenso e se existirem condições financeira para apoiar a candidatura de Carlos Veiga em 2011, este segue em frente para vencer as eleições presidenciais.