quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Consumo do alcool:o drama que enfrenta a população de Achadinha

Cada dia que passa aumenta o numero de dependentes do alcool na zona de Achadinha

A situação neste bairro é preocupante. Os moradores não estão a suportar brigas e barulhos dos bêbados todas as noites." Todos os dias são as mesmas pessoas que fazem as mesmas coisas" - lamenta uma moradora.

Casos recentes do abuso do alcool aconteceu na manhã de ontem 20 de janeiro em Achadinha. Um homem conhecido por Pepa agrediu um outro homem com pedras. Segundo informações de uma testemunha que não quis se identificar, " este senhor estava completamente bêbado e agrediu o outro somente por este o ter dito para parar de beber, senão podia dar cabo da sua vida".

Casos como estes acontecem também em outros bairros da capital e não só. Apesar de ainda não ter números oficiais, se sabe que a maioria dos acidentes rodoviarios têm origem no uso abusivo do álcool ,que gera doenças . Doenças estes que têm atingido cada vez mais os cabo-verdianos.

É por estas e outras razões que o Ministro da Sáude Basilio Ramos , definiu o problema de alcool como sendo uma das prioridade para este ano deste Ministério.

De acordo com os dados revelados pela INE ,no âmbito de um inquérito à população sobre Saúde ,"o alcool atormenta os caboverdianos, visto que, em Cabo Verde se consome muito álcool, com graves prejuízos para as pessoas, para a produtividade do país e para as famílias cabo-verdianas".

Este mesmo dado revela que 53,2 por cento dos entrevistados assumiu que consumiu álcool nos últimos 12 meses. 40,3 por cento da população bebe álcool com regularidade,sendoi que desses 15,4 por cento dos homens e 3,4 por cento das mulheres o fazem diariamente".

Sem comentários: