sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Reportagem: Escola Secundaria Regina Silva

A Escola Secúndaria Regina Silva é um estabelecimento de ensino que passou por várias reestruturação.

Durante muitos anos este estabelecimento era visto como uma Escola Primaria, mas como o passar do tempo as coisas começaram a mudar.

Em 1999 com o aparecimento de vários alunos no ensino secundário o governo achou melhor transformar esta escola em secúndario . E tormou-se anexo do Liceu da varzea.

Nessa altura a estrutura da escola não mudou muito , afirma Carlos Fonseca, actual responsável por este estabelecimento e professor nesta altura.

Mas segundo o mesmo em 2002 o liceu passou a ser autonoma do liceu da várzea, devido a receita propria conhecida atráves das verbas das propinas e da reprografia emplimentada pela escola.
"já tnhamos condições de andar com as nossas proprias pernas"comenta.
o estabelecimento acolhia alunos até aos 10ª anos de escolaridade, e havia apenas 12 salas. Em cada sala havia 40 alunos que segundo o responsável era "demasiado". Nessa época foi inovado o balniaro feminino e masculino.

A escola era composta por apenas uma secretária, e uma sala de direcção e dos professores.

Mas não foi por muito temp0 porque em 2006, devido a crecente procura dos estudantes foi construida o Liceu Manuel Lopes para alargar o ensino até ao 12 º ano de escolaridade.

Segundo um dos alunos desta escola Elisângela Semedo "não temos prazer de estudar nesta escola porque não apresenta as minimas condições para um aluno proseguir os seus estudos".

Mas ao ouvir a versão de uma outra aluna Carla Santos, que estuda no Manuel Lopes ela mostrou satisfeita com a sua escola.
" é uma das melhores escola já existente na capital, tem bons condições e esta bem equipada "

Para a inovação da escola secúndaria Regina Silva pretende implementar um projecto de pintura e uma placa para identificar a respectiva escola.

O projecto não para por ai, segundo Carlos Fonseca “ antes do fim do ano vamos implementar uma area verde no patío da escola”.
Em relação aos gastos fonseca acrescenta que a escola geri anualmente 4 a 5 mil contos.

Se não conseguimos moderar ,essa escola não terá condições de prosseguir visto que temos muito que renovar e muito a possuir,diz.

1 comentário:

Unknown disse...

Sou uma professora de portugal e estava interessada no contacto com a escola Regina Silva. Achava interessante um intercâmbio entre alunos.

Como poderei obter o contacto?

Obrigada

joão