domingo, 11 de janeiro de 2009

PRÉMIO FÉNIX PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL

Fénix foi a mitológica ave que, depois de morta, era queimada na pira sagrada e assim ressuscitava das cinzas, sempre belíssima nas suas cores e no seu canto. Tal como era a Fénix dos antigos romanos, assim é Cidade Velha: a Fénix pode justificadamente ser um símbolo a adoptar pela Ribeira Grande de Santiago para a sua cidade.

Com o Prémio Fénix, a anunciar nas Festas do Santo Nome de Jesus e a ser entregue em acto público no Dia do Município da Ribeira Grande de Santiago (23 de Julho), a Câmara Municipal distingue um órgão de Comunicação (imprensa, rádio, televisão ou informação digital), cabo-verdiano ou estrangeiro, que ao longo de cada ano se tenha destacado pela atenção dada a Cidade Velha, à sua promoção, à sua história e aos seus problemas.

Trata-se de um prémio não sujeito a concurso, portanto sem regulamento específico e sem recorrência a júri: é a Câmara que, por si mesma, por vontade própria, o atribui em decisão tomada em reunião do seu Executivo. O nome do órgão distinguido é anunciado publicamente no dia 20 de Julho de cada ano.

Sendo distinção de mérito, o Prémio Fénix não terá tradução pecuniária: trata-se de um prémio simbólico, conferido por diploma e troféu. Traz honra e projecção a quem o recebe, com as eventuais vantagens a tal inerentes. E é um incentivo aos meios de Comunicação para relevarem a Cidade Velha nas suas agendas.

A par do Prémio António Da Noli (para jornalistas), o Prémio Fénix integra um conjunto de distinções que venham a ser decididas no futuro, com as quais a Ribeira Grande de Santiago anualmente contemplará as Artes, o Ensino, a Investigação Histórica, o Associativismo e o Desporto.



Comissão Organizadora da Festa do Santo Nome de Jesus

Cidade Velha, 10 Janeiro 2009

Sem comentários: